O que vou aprender ? 


Dando continuidade aos artigos da Régua de cobrança, iremos aprender a disparar e-mails e SMS de cobrança, de forma automática, após o vencimento. 

Se não souber o que é uma Régua de cobrança, recomendo ler o primeiro artigo da série Régua de Cobrança : Régua de Cobrança - Aviso de Vencimento




O que não vou aprender aqui ? 


A configurar a conta de e-mail e SMS 

A criar um modelo de e-mail / SMS 

A criar uma régua de cobrança




Pré-requisitos



  • Ter lido o primeiro artigo da Régua de cobrança : Régua de Cobrança - Aviso de Vencimento
  • SisAlu Versão 19.03.07
  • Sislink Versão 19.03.03
  • Ter uma conta de e-mail que permita o envio de mensagens em massa e/ou
  • Ter uma conta de SMS configurada no SisAlu com saldo suficiente para o envio das mensagens. ( Veja aqui quanto custa enviar SMS pelo SisAlu
  • Ter pelo menos um modelo de mensagem de e-mail/SMS configurado para fazer o envio.
  • Já ter criado uma régua de cobrança




Passo a Passo


1 ) Acessar o menu


    Financeiro - Cobranças - Configurar - Régua de cob.



2 ) Criar as etapas da Régua de cobrança


Definição : uma etapa é uma ação a ser realizada num dia e a partir de um horário.


Uma etapa pode ser automática ou manual, neste artigo iremos aprender a configurar a etapa automática de aviso de parcela vencida


Podem ser criadas quantas etapas achar necessário, como por exemplo, cobrar após 3 dias do vencimento, cobrar após 10 dias do vencimento, etc, e cada uma utilizando um modelo de e-mail diferente ou até mesmo o mesmo modelo de e-mail.


Relembrando que uma etapa automática é executada apenas em DIAS ÚTEIS entre as 7:00 e 21:00.



Na tela mostrada acima todos os campos são intuitivos de se entender, por isso vou aprofundar a explicação em apenas alguns deles.


Etapa : é o nome interno da etapa, o cliente não terá acesso a esta informação. Ela serve para identificar posteriormente quais etapas já foram processadas.


Prazo : como dito anteriormente, as tarefas automáticas são executadas apenas em dias úteis, então a contagem dos dias do prazo também é feita em dias úteis. No caso da tarefa do tipo "Aviso de parcela vencida" o prazo é relativo à data de vencimento da parcela, sendo assim, se eu escolho um prazo de 2 dias úteis, significa que 2 dias úteis após o vencimento o SisAlu irá fazer o envio do e-mail ou SMS conforme a conta e modelos configurados.


Importante : Recomendamos que o primeiro aviso de vencimento seja feito pelo menos 2 dias úteis depois do vencimento e no período da tarde, pois assim da tempo do banco gerar o retorno e o mesmo ser processado no SisAlu. 


Repetir por : quando uma etapa não é CRIADA no dia ( isto pode acontecer se o servidor estiver desligado ou com algum outro problema ) podemos configurar para que o SisAu continue tentando a criar a tarefa por um certo número de dias úteis.  




Saiba mais


Os artigos abaixo estão em desenvolvimento : 

 - Configurar conta de e-mail

 - Configurar conta de SMS

 - Configurar modelo de e-mail para fazer o aviso de parcela vencida

 - Configurar modelo de SMS para fazer o aviso de parcela vencida

 - Como contornar o limite de envio de e-mails do meu provedor ? 

 - O que fazer quando da erro no envio ?