Tempo de Leitura : 10 minutos 


ÍNDICE


O que vou aprender ? 


Será mostrado como criar uma nova turma a partir do zero e com base os dados de outra turma, também irá aprender a editar, inativar e excluir uma turma.




O que não vou aprender aqui ? 


Não iremos mostrar como alterar outras configurações da turma, tais como carga horária com atribuição de aula aos professores,  tabela de valores, planos de pagamento nem matrículas. 

Veja no fim deste artigo possíveis artigos sobre estes assuntos.




Passo a Passo


1 - Criar uma turma a partir de uma outra turma


Veja o video de 5 minutos que mostra o passo a passo para criar uma nova turma com base a uma turma existente, utilizando o SisAlu, sistema de gestão escolar



2 - Criar uma turma a partir do zero

 

Entrar no menu Acadêmico > Classe:

Acessar o menu Acadêmico Classe no SisAlu - sistema de gestão escolar


Depois, menu lateral "Cadastro" e em seguida pressione o botão da borracha para limpar todos os campos.

Acessar o menu laterar cadastro no sisalu - sistema de gestão escolar


 

Para cadastrar uma classe, digite o ano letivo da classe desejado, preencha os campos com *  Classe, Grau, Ensino, Série, Turma, Turno e Ordem. 

Clique no botão confirma para gravar. O SisAlu mostrará a seguinte mensagem ( mais abaixo neste artigo tem a definição dos principais campos do cadastro da turma ):



Clique em Sim para confirmar o cadastro da classe.

  

Nota: é importante lembrar que não pode haver duas turmas com o mesmo nome, ensino, turma e turno. Se acaso existir duas turmas de mesma série, então pode-se diferenciar o nome colocando como “1º Ano A” e “1º Ano B” por exemplo.



3 - Alterar uma turma

 

Para realizar uma alteração em uma classe cadastrada, selecione a classe que se deseja realizar a alteração na lista de classes.

Todos os campos da classe podem ser alterados, mas se for necessário alterar uma turma chamada “1º Ano B” para “1º Ano A então primeiro é preciso alterar o nome da turma para “1º Ano A” e pedir para gravar, será apresentada a seguinte mensagem:


Responder sim no SisAlu - sistema de gestão escolar

Ao clicar em “Sim” o SisAlu irá alterar o nome da turma para “1º Ano A”, depois podemos fazer as alterações dos outros campos de série, turma e turno que será apresentada a seguinte mensagem:



Clique em Sim para confirmar a alteração na classe.

 

 

Se alterar todos os campos da turma de uma vez o SisAlu irá entender que está criando uma nova turma e incluirá uma nova classe, porém, o único campo que se acaso alterado sozinho irá criar uma nova turma é o campo de Ensino, pois podem existir duas turmas com o mesmo nome, mas de diferentes ensinos.



4 - Definição dos campos : 

- Ano Letivo: Define o ano letivo da classe cadastrada. As classes listadas no quadro de classes dependem do ano letivo selecionado.

- Classe: Nome da classe da forma como aparecerá nos relatórios

- Ordem: Define a ordem da classe. De acordo com a ordem configurada, o SisAlu pode definir qual a próxima classe do aluno no momento da rematrícula, ainda os relatórios utilizam esta ordem para listar as turmas.

- Início / Fim: campos utilizados para definir o horário de início e fim (entrada e saída) da turma específica. Caso algum aluno tenha um horário de início e fim diferente do restante da turma, pode ser definido o horário desse aluno no ato da matrícula.

- Ensino: Define o ensino a que corresponde à classe.

- Série: Série da classe da forma como aparecerá nos relatórios. Quando for cadastrar uma turma com o Ensino de 8 anos usar o sinal “ª”, por exemplo 8ª Série, mas quando for o Ensino de 9 anos usar o sinal “º”, 8º ano.

- Turma: Turma da classe. Para diferenciar mais de uma classe da mesma série. Como é um campo obrigatório, se sua escola não trabalha com turmas sugerimos colocar U de única.

- Turno: Turno da classe. Pode ser Manhã, Tarde, Noite ou Integral, ou pode usar o Gerenciar para criar um novo turno para as classes cadastradas. 

- Capacidade: campo utilizado para definir a capacidade de alunos da turma. 

Esta capacidade será utilizada para demonstrar nos relatórios como está a situação de cada turma. Ela também é utilizada na tela de matrículas para mostrar o número de vagas da turma. Por padrão este campo não irá impedir que continue matriculando os alunos na turma mesmo após ter passado da capacidade informada, porém existe uma opção que pode ser ativada para alertar e impedir a matrícula ao atingir a capacidade da turma.

- Curso: Define um curso para a classe (opcional). Este campo deve ser utilizado somente quando a escola possui curso múltiplos cursos que é o caso de cursos técnicos, assim consegue-se fazer a matrícula do aluno para mais de um curso no mesmo ano letivo.

- Prof.: neste campo podemos informar qual o professor responsável pela classe. Ao clicar na setinha para baixo neste campo serão listados todos os professores cadastrados e ainda temos a opção do “Gerenciar” para cadastrar novos professores e ainda alterar algum dado dos professores já cadastrados.

- Não Permitir Cancelamento: campo utilizado para não permitir o cancelamento de matrícula a partir de uma determinada data. Ao marcar este campo, será apresentado um novo campo para digitarmos a data, nesse campo iremos informar a data a partir da qual não será mais permitido o cancelamento de matrícula.

- Masculino / Feminino: Campo utilizado para informarmos se a classe tem um nome feminino ou masculino para que seja definido automaticamente o artigo a ser utilizado (‘a’ ou ‘o’). Por exemplo: se o nome da classe for “1º Ano” e marcarmos “Masculino”, então o SisAlu saberá que o artigo a ser utilizado nos relatórios é ‘o’ então ficaria “o 1º Ano”, se marcarmos o “Feminino” ficaria “a 1º Ano”.

- Descrição: Define uma descrição para a classe que pode ser utilizada em relatórios.

- Remanejar ao transferir: Define uma data limite para retirar da lista de chamada os alunos que foram transferidos da classe ou de escola. Após esta data os alunos transferidos ainda constarão na lista. Em caso de transferência de classe, passarão a constar nas duas listas.

- Mudar lista automaticamente: Define uma data limite para a ordenação alfabética da lista de chamada, tendo as opção de ordenar primeiro por sexo feminino, primeiro por masculino ou então indiferente do sexo . Após essa data, os alunos matriculados serão acrescentados no fim da lista de chamada.


5 - Excluir ou inativar classe


Para excluir uma classe, selecione a classe na lista de classes e clique no botão excluir.

 

Muito importante lembrar que se houver alunos matriculados na turma, então o SisAlu não excluirá a classe. Se não houver nenhum aluno matriculado e desejar excluir a classe, a seguinte mensagem será exibida:




Pergunta ao excluir turma no SisAlu - sistema de gestão escolar


Somente clique em sim se tiver certeza de que os dados da classe não serão relevantes no futuro.

Esta opção deve ser utilizada apenas em casos de cadastros errados e onde não tem alunos matriculados. Classes antigas não precisam e nem devem ser excluídas.

Caso precise também pode inativar a turma, clicando na opção inativa que fica no canto superior esquero acima do ano letivo. Esta opção oculta a turma nas outras tela do SisAlu para que ninguém a use indevidamente.


Artigos relacionados


Carga Horária das Classes

Atribuir coordenador na sala

Criar lista de documentos e vincular na classe

Remanejar ao Transferir



Outras palavras chaves para localizar este artigo

Nova turma

Cadastrar turma

Alterar turma

Criar turma

Nova Classe

Cadastrar Classe

Alterar Classe

Criar Classe