Tempo de Leitura : 5 minutos 


ÍNDICE


Se seu SisAlu está configurado para emitir nota fiscal de serviços com certificado digital poderá seguir os passos deste artigo para fazer a geração das mesmas.



O que vou aprender ? 


Passo a passo para emitir as Notas fiscais usando certificado digital.




O que não vou aprender aqui ? 


Não iremos mostrar como configurar os parâmetros para a emissão da nota fiscal, nem como se emitem notas fiscais sem certificado digital.




Pré-requisitos


Ter configurado os parâmetros de emissão de nota fiscal.

Ter certificado A1 ou A3 instalado no PC a depender do seu caso. Se não tiver o certificado digital não será possível gerar a remessa de NFE.



Passo a Passo


1 ) Acessar o menu de emissão de notas fiscais, Financeiro - NFE - Nota Fiscal Eletrônica


Será mostrada uma tela muito parecida com  a tela de emissão de boletos, porém podem notar que o título da tela é Controle de NFEs da escola




Selecionar os campos mostrados acima.


O Campo Tipo de dia pode ser Vencimento, Pagamento ou Crédito. É importante escolher corretamente este campo em função da forma de emissão das suas notas fiscais.


Se sua escola emite as notas fiscais independentemente do responsável ter pago o boleto ou não, dizemos que se trata de emissão por competência, e deve escolher por data de vencimento.


Já se sua escola emite as notas fiscais somente dos alunos que pagaram a mensalidade, dizemos ser por caixa, neste caso devemos escolher por data de pagamento.


A escolha feita aqui pode ser mudada a qualquer momento, e o SisAlu sempre irá carregar na tela a última escolha feita.


2 ) Clicar em gerar remessa


Ao clicar em gerar remessa o SisAlu irá verificar se todos os dados da NFE estão corretos, caso encontre algum problema, irá mostrar o problema na tela para que seja resolvido. 

Em algumas prefeituras é possível que sejam emitidas as notas fiscais mesmo sem todos os dados do responsável financeiro, já outras prefeituras exigem que os dados estejam completos.


Mesmo encontrando problemas, pode continuar com o envio das notas fiscais, pois as prefeituras e o SisAlu permitem que sejam enviadas remessas parciais de notas fiscais.


Depois basta arrumar os problemas apontados e gerar uma nova remessa, que o SisAlu irá gerar as notas somente dos alunos que ainda não tiveram a nota fiscal gerada.


Ao finalizar a geração da remessa será solicitado para digitar o PIN do certificado. Certifique-se que esteja bem conectado antes de iniciar a geração da remessa.



3 ) Clicar em enviar a lote



Com a remessa selecionada clique em Enviar Lote.


Como resultado do envio da remessa a prefeitura vai gerar um número de protocolo que o SisAlu mostra no campo protocolo : 




Além disto, fica registrado que a remessa foi Enviada e o Layout validado pela prefeitura.


4) Processar retorno


O próximo passo é pegar o retorno dessa remessa, diferente do processamento de NFE sem certificado digital, quando geramos as NFE com certificado digital não precisamos entrar no site da prefeitura para pegar os arquivos, tudo é feito pelo SisAlu através do certificado digital da escola.


Após o envio da remessa, a prefeitura pode demorar alguns segundos para gerar as notas, sendo assim não recomendo que processe o retorno imediatamente após ter recebido o número do protocolo da remessa. 


Sugiro que aguarde 10 segundinhos para dar tempo da prefeitura processar. Caso a prefeitura demore mais tempo do que isso para gerar as notas, será mostrado um erro e poderá tentar processar o retorno mais tarde.


A prefeitura de São Paulo normalmente não costuma demorar mais do que 10 segundos para gerar as notas.



Com a remessa selecionada clique em processar retorno, o SisAlu irá gerar um arquivo de retorno e marcar a remessa como processada com sucesso.



4) Repetir o processo até não ter notas para serem geradas 


As prefeituras costumam ter um limite de notas fiscais que podem ser enviadas por remessa, por isso o procedimento de gerar remessa / enviar remessa / processar retorno deve ser repetido quantas vezes for necessário até o SisAlu não encontrar mais nenhuma nota para ser gerada.