Em algumas situações a escola contrata uma nova carteira bancária e precisa que a carteira bancária atual seja substituida pela nova carteira bancária, pois a carteira atual não será mais utilizada a partir daquele momento.


A partir da versão 21.01.04, no menu de cadastro das carteiras tem a opção de poder fazer esta troca de carteiras e inativar a carteira antiga.


Entrar no menu financeiro - configurar - menu lateral carteira.


Em seguida ir no guia Trocar Carteira, será mostrada a tela abaixo : 



1 - Selecione a carteira que quer deixar de utilizar

2 - No campo nova carteira coloque qual será a substituta

Abaixo da nova carteira tem as opções que podem ser trocadas, recomendamos deixar tudo selecionado : 

- A primeira opção troca as configurações das tabelas de valores, com isso as novas matrículas que usavam a carteira antiga passam a usar a nova carteira

- A segunda opção troca a carteira dos boletos que ainda estão a receber, se o boleto estiver como cobrança enviada, isto é, já teve seu boleto enviado ao banco, não será trocado.

 - Na terceira opção já podemos desativar a carteira, assim ela não é mais listadas nas outras telas ( carteiras que foram utilizadas não pode ser excluidas, apenas inativadas ) 

 - Por último, precisa informar a partir de qual ano deseja fazer as alterações, tanto das tabelas de valores como dos boletos individuais dos alunos.


No exemplo mostrado acima está sendo trocada a carteira 'Itau' pela 'Itau - 109'.


Em seguida, clique no botão Trocar Carteira, será mostrada uma mensagem de confirmação para cada uma das opções.


A primeira opção de trocar as configurações é bem rápida, porém a segunda opção de trocar os boletos pode ser demorada no caso da nova carteira ter que recalcular o nosso número, neste caso será mostrada uma mensagem parecida com a de baixo, deve aguardar a finalização do processamento para ter certeza que todos os boletos foram atualizados. 




Se quiser confirmar a alteração, pode emitir o relatório de cobrancças ou também pode consultar a tela Financeiro - Carteiras .

Esta tela serve para trocar as carteiras dos alunos mês em mês em massa, porém também pode ser utilizada para consultar a quantidade e o valor dos boletos por carteira mês a mês. Como pode ver na captura abaixo, todos os boletos do mês de Abril estão com a Carteira 'Itaú - 109'