Tempo de Leitura : 4 minutos 


ÍNDICE



O que vou aprender ?


Depois que os pais assinam o contrato cabe a escola fazer a assinatura digital .


O SisAlu - Sistema de Gestão Escolar, permite que a assinatura seja feita pelo Tutorweb, assinando vários contratos de uma única vez.


Neste artigo iremos aprender como assinar até 10 documentos de uma vez com um único token.



Pré requisitos


O seu login do SisAlu deve ter cadastrado o CPF que foi utilizado para configurar a assinatura do contrato por parte da escola.

O seu perfil de assinatura pode ser tanto o de testemunha como o do responsável legal, entre tantos outros disponíveis na configuração do contrato.


No menu Tutorweb - Rematricula web encontra-se a configuração do processo de matrícula.


Escolha o processo de matrícula onde tem o contrato, localize a etapa do contrato e selecione a mesma. Será mostrado abaixo no guia opções quais pessoas devem assinar o contrato. 


Verifique se seu nome está na lista com o perfil Contratada e com cpf / cnpj correto, assim como seu nome completo e email.


Em seguida, entre no menu configurações - usuários e localize o cadastro do seu usuário, ele deve ter o mesmo cpf / cnpj cadastrado na tela dos contratos, se não tiver provavelmente significa que tem outro login sendo usado para a assinatura dos contratos.

Em alguns casos em que a escola configura para a assinatura um CNPJ pode ter sido criado um usuário específico no SisAlu com este CNPJ, verifique na lista de logins qual deles tem o CNPJ cadastrado e utilize esse login no passo a passo a seguir.


No Tutorweb seu login deve ter permissão para acessar o módulo de Assinatura de contratos : 

As outras permissões são opcionais e dependem de cada cliente.

Passo a Passo


1 ) Fazer login no TutorWeb com seu usuário no SisAlu.


Se fizer login no TutorWeb e não localizar os contratos para assinatura verifique nos pré-requisitos que tenha feito login com o usuário correto.

Também deve ser certificar de não estar fazendo login como responsável nem como professor.


2 ) Entrar no menu Assinatura de Contratos e Documentos




Se não aparecer o menu no TutorWeb pode ser que o módulo não tenha sido ativado pelo suporte ou que seu usuário não tenha permissão de acesso ao mesmo. Solicite para o administrador verificar a permissão do acesso ao módulo.



3 ) Filtrar os contratos conforme desejado.


Aqui pode-se escolher várias maneiras de filtrar os documentos, porém o campo mais importante é o de Exibir, nele deve-se escolher a opção "Pendente minha assinatura", somente escolhendo esta opção é que será mostrada a opção de assinar os documentos.



É importante notar aqui que apenas alunos que geraram o contrato são listados aqui, isto quer dizer que se o aluno não iniciou o processo ou não fez a etapa do contrato, ele não será listado nos resultados.


Ainda, ele lista os documentos independente do responsável ou outras partes terem assinado ou não, note que se o responsável não assinou o campo responsável fica em laranja e depois que assinou fica em verde.


3 ) Selecionar os documentos.


Ao clicar no botão "Selecionar para Assinar" serão selecionados os 10 primeiros documentos. O sistema pode assinar somente até 10 documentos por vez.




Opcionalmente, antes de assinar, pode visualizar o documento clicando no menu ...


O Tutorweb não exige que as partes assinem na ordem, então caso queira assinar somente depois do responsável do aluno assinar, terá que ficar atento a cor do tag "Responsável financeir" ou "Contratante", neste caso acima está em laranja com um alerta, significando que ele ainda não assinou.



4 ) Clicar no botão Assinar Selecionados


Ao clicar no botão de assinatura de documentos será enviado um email com um código chamado token, este código deve ser digitado no campo para finalizar a assinatura.


Uma vez feita a assinatura do contrato não é possível desfazer a mesma.
Se por algum motivo for necessário descartar uma assinatura o documento inteiro terá que ser descartado e todas as assinaturas deverão ser feitas novamente, inclusive dos responsáveis.
Para refazer um documento clicar no botão

    

Irá receber um email semelhante ao de baixo : 



Digitar o código abaixo e clicar em Confirmar Assinatura




Após digitar o código e confirmar sua assinatura o TAG da sua assinatura ( Contratada ) ficará verde 




Saiba mais



Artigos relacionados : 

    - Emitir documentos gerados no processo da rematrícula

    - Configurar lembrete de assinatura de contrato

    - Simular processo de rematrícula e emissão do contrato



Artigos em desenvolvimento :

    - Disponibilizar para os responsáveis o menu de contratos no TutorWEB