Tempo de Leitura : 4 minutos 


ÍNDICE

O que vou aprender ?


Você aprenderá quais são as opções que podem ser configuradas ao cadastrar um Extra no SisAlu sistema de gestão escolar.


O que não vou aprender aqui ?


A associar um extra ao aluno, turma, ensino, escola ou plano.


Pré-requisitos


Ter o módulo Financeiro licenciado.



Opções para configurar um Extra


O primeiro passo é acessar o menu onde se cadastra o Extra. O caminho é: 


Financeiro - Mensalidades - Extras | Botão Gerenciar extras.




A seguinte tela será apresentada:



O extra pode ser tanto uma atividade, como um material, ou uma cobrança avulsa. Em resumo, tudo que não for mensalidade, deve ser considerado como extra.


Não recomendamos colocar o ano letivo no nome do extra, por exemplo, matrícula 2022, matrícula 2023, pois assim depois de alguns anos vai ficar com muitos extras que não são mais utilizados.



Após cadastrar os extras da escola, estes podem ser relacionados com alunos, planos, classes ou mesmo com a escola toda.

Note que no lado direito, existem os campos utilizados para realizar o cadastro básico do Extra, que são:


Obs.: Campos com asterisco ( * ) são de preenchimento obrigatório


Código - (Código do extra configurado pelo próprio usuário)


Grupo -  é uma informação opcional e muitas escolas não utilizam o campo de grupo ( normalmente é a equipe de suporte que cria os grupos de extras ) . Eles são utilizados em relatórios para poder agrupar numa mesma coluna os extras de um mesmo tipo. Por exemplo, imaginemos que sua escola quer fazer a gestão escolar dos extras de uniforme detalhando cada produto individualmente por tipo e tamanho, mas que no fim quer um relatório onde conste o total de uniforme vendido. Podemos criar um grupo de extras chamado uniforme e sempre que tiver uma nova peça de uniforme para cadastrar associar a esse grupo, desta forma, o relatório vai puxar automaticamente os novos extras incluidos, pois o relatório terá sido configurado para ver o grupo do extra e não um extra em específico. 

Então, se estiver cadastrando um novo extra, veja se faz sentido ele fazer parte de algum dos grupos cadastrados, caso contrário, pode deixar este campo vazio.



Exemplo: Os extras de almoço, lanche, jantar, podem estar associado ao grupo Refeições.


- No campo "Mens(R$)." ( mensalidade ) , coloque o valor mensal do extra que será usado ao adicionar o extra individualmente . (caso não tenha um valor fixo, pode deixar o valor mais comum e ajustar caso a caso ao adicionar o extra ).


- No campo "Contrato(R$)." coloque o valor total do extra que deve ser cobrado independente da data da matrícula do aluno. Não precisa ser o valor correto, pois este valor pode variar conforme a turma.



Mas como saber se devemos preencher o campo mensalidade ou o campo contrato ? Veja abaixo a explicação : 


No SisAlu - sistema de gestão escolar, podemos deixar pré-cadatrados os extras nas turmas e no momento da matrícula o SisAlu irá adicionar o extra para o aluno, porém, existem duas situações possíveis : 


    1 ) Extras que devem ser cobrados somente se o aluno está matriculados naquele mês : 

         Este é o caso de extras de esporte, por exemplo e de atividades avulsas que acontecem em determinados meses e após esse mês não faz sentido ter a cobrança, por exemplo, um passeio, um taxa de dias dos pais ou dias das mães, uma taxa de festa junina, etc.

        Dizemos que estes extras são do tipo "mensalidade" e por isto para estes extras devemos cadastrar somente o campo de menalidade e deixar o campo de contrato zerado


   2 ) Extras que devem ser cobrados na sua totalidade independente da data de matrícula do aluno : 

         Normalmente são extras que fazem parte do contrato do aluno, como material escolar e taxa de matrícula. Estes dois extras devem ser cobrados mesmo que o aluno tenha entrado após o início do ano letivo. Caso venha a ser bonificado algum valor isto pode ser feito depois de matricular o aluno, mas o ideal é sempre deixar estes extras como tipo contrato.


       Se informar tanto o valor de mensalidade como o valor do contrato, o SisAlu irá entender que se trata de um extra do tipo mensalidade.


- O campo "Ano" pode ser utilizado para indicar o ano onde o extra do extra é diferente.


Do lado do campo Ano, novamente tem o campo mensalidade e contrato, eles seguem a mesma regra dos campos anteriores, porém estes valores somente serão utilizados no ano letivo definido no campo Ano, mas pra que server isso ? Imaginemos a seguinte situação, por volta do mês de setembro sua escola já tem a tabela de extras do ano seguinte definido , futebol, almoço mensal, etc e você já quer configurar estes novos valores no SisAlu para ficar tudo certo em jeneiro. Acontece que se fizer essa alteração no campo de mensalidade atual, ao adicionar um desses extras ainda no finalzinho deste ano, ele vai puxar o novo valor, e não é isso que queremos, queremos que ele puxe ainda o valor antigo.

Como resolver isto ? simples, atualizar a tabela de valores para os novos valores, porém, colocar também os valores atuais no campo de baixo, informando o ano letivo e os valores atuais, assim o SisAlu vai saber qual valor utilizar em função do ano da matrícula do aluno.


Nome - digite o nome do extra, será usado nas telas e nos relatórios em geral. 


Descrição - Descrição dos extras para ser usado no boleto (pode repetir o nome se achar válido) 


Sigla - coloque uma sigla para o Extra, por exemplo, FUT de futebol, ela é utilizada em relatórios onde tem pouco espaço para colocar o nome completo.


Sexo - Se o extra estiver no plano, ao fazer a matrícula, somente adiciona aos alunos do sexo informado


Desc. IR - Descrição do extra para ser utilizado no extrato do imposto de renda


Além desses campos, temos logo abaixo outros campos que também podem ser configurados. Vejamos o que cada um representa.



Opções do extra 


 

Ocultar - (Oculta o extra da lista de extras disponíveis)


Não Listar - (Não inclui o extra nas mensagens do boleto)


Incluir IR - (Incluir extra no extrato do imposto de renda)


Somente num boleto - (Adicionar o extra somente em um determinado boleto)


Exemplo: 


Bloqueio - (Podemos associar o Extra a um determinado grupo onde configuramos o número de parcelas atrasadas que bloqueia a matrícula)


Travar valor - (Não é possível alterar o valor do extra ao adiciona-lo)


Obriga turma - (Obriga a selecionar uma turma de extra ao cadastrar o extra do aluno)


Separar da mensalidade - (Nunca adicionar junto com o boleto de mensalidade)


Mostrar ao matricular - (Mostra o extra na tela de extras da matrícula)


Comissão - (Valor, em %, da comissão que o professor recebe)


Além das Opções do extra, podemos dizer que ele é de um determinado tipo, veja abaixo: 


Tipo de extra 




Anuidade - (Marca o extra como sendo do tipo Anuidade, para lançamento do pagamento anual da mensalidade)


Acordo - (Marca o extra para ser utilizado na funcionalidade de acordo automático)


Diferença - (Marca o extra como sendo do tipo diferença de pagamento, utilizado para gerar boletos de diferença de valor pago via boleto)


Integral - (Marca o extra como sendo do tipo integral, utilizado para associar o extra a uma classe marcada como Integral, para fazer listagens de alunos no período integral em outras salas)


Multa Biblioteca - (A multa gerada no módulo de Biblioteca é colocada neste extra)


Matrícula - (Marca o extra como sendo do tipo Matrícula, serve para confirmar a matrícula do aluno quando o extra marcado for pago)


Atualizar plano - (Quando é alterado o plano do aluno, os extras marcados que estiverem como a receber serão removidos se o plano não tiver ou adicionados se o plano tiver)


Interesse ( al. potencial ) - (Extras de interesse do aluno potencial)


Produto - (Associar um produto a um determinado extra)



Saiba mais


Para outras informações, entre em contato com o Suporte Técnico através do telefone (11) 2841-6868 ou através do e-mail support@sisalu.freshdesk.com