Tempo de Leitura : 5 minutos 


ÍNDICE

O que vou aprender ?


Você aprenderá quais são as etapas para a configuração do processo de rematrícula web.


O que não vou aprender aqui ?


A configurar o Processo de rematrícula.


Pré-requisitos


Versão do SisAlu a partir da versão 20.8.1 e o Tutorweb licenciado.



Lista das etapas do processo de rematrícula online


Dentro do SisAlu, existe o menu Tutorweb - sub menu Rematrícula.


Neste menu criamos o processo e configuramos as etapas. Em todas as etapas é possível configurar um texto explicando quais passos o responsável deve efetuar naquela e até mesmo na próxima etapa.


O SisAlu dispõe de 16 (dezesseis) etapas, vejamos quais são.


Cada etapa terá um breve descritivo.


Vale ressaltar que cada Processo pode ter a mesma etapa mais de uma vez. Exemplificando, podemos ter duas etapas de "Instruções" contendo textos diferentes.


Etapa: Instruções


Etapa que exibe textos explicativos ( configuráveis ) para o responsável que fará a rematrícula

Etapa: Ficha cadastral


Etapa para atualizar os dados cadastrais do aluno, os campos que podem ser visualizados e atualizados devem ser configurados no TutorWeb.

Etapa: Papeis dos responsáveis


Etapa para atualizar os dados cadastrais dos responsáveis e definir quem será o responsável acadêmico e financeiro do aluno, os campos que podem ser visualizados e atualizados devem ser configurados no TutorWeb.

Etapa: Questionário


Etapa para preenchimento de um questionário, como ficha de saúde por exemplo, configurados no cadastro do aluno.

Etapa: Retirar o aluno


Permite configurar quem pode retirar o aluno.

Etapa: Pagamento


Fornece instruções para pagamento referente ao boleto de matrícula, caso o mesmo já esteja pago, esta etapa é pulada, porém ele permite continuar se estiver em aberto.

Etapa: Turno


Etapa para escolher o turno que deseja para o próximo ano.

Etapa: Emitir contrato


Emitir contrato do aluno. Aqui configuramos o contrato da escola e como opção, pode-se configurar um meio de assinatura eletrônica, através de um token que é enviado por e-mail.


A assinatura eletrônica poderá depender de outros meios de prova, para tal, consulte o advogado da Instituição.


 

Etapa: Escolher plano


Escolher um plano associado a um boleto específico.

Exemplo: Podemos criar uma etapa chamada "Material escolar", que será associado ao boleto do material e listará os planos em questão. (Material a Vista, Material 2x, etc.)

Etapa: Bolsista


Normalmente nos casos de aluno bolsista, o responsável financeiro deve negociar diretamente na Instituição, então a mensagem pode conter por exemplo: 

"Para dar continuidade no seu processo de matrícula, entrar em contato com a Instituição para negociar o novo valor de bolsa".  


Utilizar esta etapa caso queira mostrar alguma mensagem específica para o aluno que possui qualquer valor de bolsa. Não é permitido avançar para outras etapas, portanto configure como uma das primeiras etapas.



Etapas de verificação


A seguir, serão listadas as etapas de verificação que poderão ser configuradas a qualquer momento dentro do Processo.


Etapa: Verificar pagamento da Matrícula


Etapa para verificar se já foi paga a matrícula para o próximo ano, se não tiver sido paga, o processo é interrompido e exibe a opção de emitir o boleto da matrícula.

Etapa: Verificar inadimplentes


Etapa para verificar se o aluno tem inadimplência, é possível configurar a partir de quantas parcelas o aluno é bloqueado para fazer a rematrícula.

Etapa: Verificar processo finalizado


Verifica se outro Processo foi finalizado e passa para a próxima etapa, caso contrário, o processo é interrompido e mostra uma mensagem personalizada.

Etapa: Verificar Dependências


O Aluno precisa ter todas as matérias aprovadas, exceto as matérias marcadas como não bloqueia rematrícula. Caso exista dependência, o processo é interrompido.

Etapa: Verificar Documentos


O Aluno precisa ter todos os documentos do tipo "Impedir re-matrícula web" com a situação OK para fazer o processo de rematrícula.



Por fim, podemos configurar uma última etapa para o Processo de Rematrícula, o Comprovante.


Etapa: Comprovante

Comprovante do término da rematrícula. É possível configurar uma mensagem personalizada, informando ao responsável que ele chegou ao final de processo. Além disso, por padrão o Tutorweb traz informações como data de conclusão do processo, nome do responsável e nome do aluno. 


Saiba mais


Assista a seguir um vídeo que mostra a visão do responsável na Rematrícula web.




Para outras informações, entre em contato com o Suporte Técnico através do telefone (11) 2841-6868 ou através do e-mail support@sisalu.freshdesk.com