O cadastro da carga horária da classe consiste em definir quais matérias serão adicionadas em cada uma das classes e quantas horas por semana cada matéria têm.



Ano Letivo: O ano letivo ao qual correspondem as classes a serem listadas para definir a carga horária.


Botão Definir a partir de outra classe: utilizado para realizar o procedimento de copiar a carga horária de uma classe para outra. (Será explicado em maior detalhes mais adiante)


Prof.: Associa um professor cadastrado para a matéria selecionada.


Reprova por nota: Selecionar quando uma matéria reprovar o aluno que não atingir a nota mínima configurada, por padrão este campo já está selecionado.


Reprova por falta: Selecionar quando uma matéria reprovar o aluno que não atingir a frequência mínima configurada, por padrão este campo já está selecionado.


Nota no histórico: quando a opção Reprova por nota não estiver selecionada, pode-se atribuir uma nota para a matéria a ser lançada no histórico.


Matéria: mostra o código da matéria selecionada.


Escolha uma mat. p/ adicionar: lista as matérias cadastradas no sistema.


Frente da matéria: ao ser selecionado esta opção, surge ao lado um campo para selecionar uma das matérias cadastradas. A matéria selecionada no campo será composta da média das matérias que estão configuradas para serem as frentes. Ex.: Português é composto de Gramática e Redação.


Horas/semana: configura o número de aulas previstas por semana para a classe. Ao clicar no botão verde ao lado, o SisAlu calcula o número de aulas previstas para todos os períodos configurados.


Nota: Normalmente cursos técnicos são divididos em módulos, sendo que uma disciplina de um dos módulos não faz parte da carga horária dos outros, sendo assim não é necessário clicar no verde ao lado do campo “Horas/semana” porque assim ele incluiria a disciplina para todos os módulos. Nesses casos então,o que pode ser feito é colocar 1 no campo horas/semana e colocar manualmente a carga horária da disciplina nos módulos a que se referem. 


Abaixo, imagem com exemplo de carga horária de curso técnico:



Aulas previstas, Aulas dadas: mostram as aulas previstas e dadas que estão cadastradas para a matéria selecionada. No início do ano, as aulas dadas sempre serão iguais à zero, e serão atribuídas aulas dadas no momento do lançamento de notas para a classe. O cálculo feito pelo SisAlu para
verificar a quantidade de aula previstas no bimestre é feita da seguinte maneira: Número informado pelo cliente de horas por semana multiplicado por 10. Por exemplo, 10 hora/semana * 10 = 100 aulas previstas para cada bimestre.


Matérias adicionadas: Lista as matérias cadastradas para a classe, identificadas pelo SisAlu. Logo abaixo, no campo Carga horária total, o SisAlu mostra a soma da carga horária semanal da classe.


Cadastro da Carga Horária


• Selecione o ano letivo, e a classe desejada. Selecione a matéria na lista de matérias.


• No campo Horas/semana, digite a carga horária semanal da classe e clique no botão verde à direita para realizar o cálculo das aulas previstas para todos os períodos.


• Pode-se também neste momento definir o professor responsável pela matéria na classe selecionando o mesmo no campo Prof..


• Para o caso de matérias que não são levadas em consideração a frequência do aluno ou a nota para determinar se está aprovado ou reprovado, desmarcar as opções Reprova por falta ou Reprova por nota respectivamente.

• Clique no botão verde para gravar a carga.


Para confirmar que a matéria está incluída na classe, a lista de matérias adicionadas deve listar a matéria que acabou de ser incluída.




Como Remover uma Disciplina da Carga Horária.


Para remover uma disciplina da Carga Horária, selecione a classe, depois selecione a disciplina 


e Clique no X vermelho

Com isso será mostrado algumas mensagens





Ao Confirmar, a disciplina não fará mais parte da carga horária da classe.




Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, entre em contato com o Suporte Técnico. Estaremos à disposição para quaisquer esclarecimentos :)


Atenciosamente,


Equipe SisAlu